terça-feira, 18 de novembro de 2014

Vamos controlar o colesterol só com a Alimentação?

Muito se ouve falar em colesterol faz isso ou aquilo em nosso organismo, que se estiver desregulado é como uma bomba relógio em nosso corpo, mas de fato, você sabe para quê eles servem e qual a sua atuação?

Chegou a hora de sabermos um pouco mais sobre esse tipos de gorduras, tão essencial para o nosso corpo e melhorar essa relação de amor e ódio com ele ;)

O Colesterol é um lipídio, muito essencial e presente, podemos encontrá-lo nas membranas celulares, tecidos, nervos, músculos, etc. Ajuda a produzir vitamina D, vários hormônios, ácidos biliares, podemos dizer que aproximadamente 70% dessa gordura é produzida por nós mesmo, os outros 30% vem da nossa alimentação, aí que mora o perigo!


Para entender melhor e se aprofundar um pouco mais nesse assunto, temos 2 tipos de colesterol, o HDL e o LDL, até aqui ta tudo certo? Não, calma! vamos começar com as funções de cada um. O primeiro (HDL), serve para transportar o colesterol do ateroma dentro da artérias, e levá-los de volta ao fígado para ser excretado, agora o LDL, dito como o grande vilão devido á sua relação com várias doenças cardíacas, transporta o colesterol de células que mais produzem do que usam, para as células que mais necessitam.

COMO CONTROLÁ-LO SÓ COM A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL


Basta fazermos uma busca rápida no Google que logo achamos várias receitas e dietas milagrosas de como controlar as taxas de colesterol, essencialmente é só fazermos algumas trocas, sempre optar pelo mais natural e saudável, acreditamos que a máxima "Tudo que é em Excesso faz Mal", cabe muito bem aqui, praticar regularmente algum exercício físico, ter mais amor pela vida e cuidar da sua alimentação como um momento sagrado, com calma, saboreando a comida.

É interessante ressaltarmos alguns cuidados, como consumir mais leite e iogurte desnatados, queijo branco fresco, ricota, "cottage", queijos "light”, peixes, aves sem pele, carnes magras, inhame, macarrão, pães, bolachas de água e de água e sal, evitando sempre gordura em excesso.


Tente evitar o consumo de Carnes, especialmente as gordurosas, vísceras (fígado, miolo, miúdos), embutidos, peles de aves e asa de frango. Laticínios (leite integral, queijos amarelos, creme de leite, molhos gordurosos), Frutos do mar (camarão, lula, etc.), Manteiga (bolos prontos, tortas, massa folheada, biscoitos amanteigados), Banha de porco, Sorvete, biscoitos recheados, leite condensado, chocolate (o branco é o pior) fast food e salgados (principalmente os folheados).

Venha nos fazer uma visita, aqui no Empório Cogumelo e saber mais como controlar o Colesterol e ter uma vida muito mais saudável com a sua alimentação ;D


Fontes: http://goo.gl/Qu7udj e http://goo.gl/CblUiV

Nenhum comentário:

Postar um comentário