quarta-feira, 21 de maio de 2014

Tribulos Terrestris

Planta que promete aumentar libido é testada no Brasil
 Folha de S.Paulo

          Uma planta de origem indiana começa a atrair a atenção de pesquisadores, inclusive brasileiros. Considerada afrodisíaca e conhecida pelos europeus desde o século 17, a Tribulus terrestris está sendo testada, pela primeira vez no Brasil, em pacientes com falta de libido, acompanhada ou não por disfunção erétil. O autor da pesquisa é o ginecologista Décio Luiz Alves, do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.  

           A idéia de testar o novo fitoterápico surgiu depois que Alves avaliou um estudo sobre a eficácia da planta que envolveu 45 homens -saudáveis e diabéticos- e foi realizado na Indonésia, em 1998. O uso da medicação proporcionou uma melhora significativa -de até 65%- no desempenho sexual dos participantes.      
   Segundo Alves, a Tribulus terrestris provoca vasodilatação, o que pode explicar seus efeitos sobre a ereção. A planta também aumenta os níveis de testosterona no organismo. Esse hormônio masculino é responsável, em parte, pelo desejo sexual tanto de homens como de mulheres. Por isso, em casos de diminuição da libido, a planta pode ser usada em ambos os sexos. No Brasil, o fitoterápico está sendo testado em um grupo de 17 pessoas. Das 14 mulheres que participam do estudo, 13 estão satisfeitas com o resultado.

             Os resultados também foram positivos em dois dos três homens do grupo. Por enquanto, não há registros de efeitos colaterais decorrentes do uso desse medicamento natural. Alves alerta, porém, que o tratamento exige supervisão médica para apresentar os resultados desejados.

         O médico aposta no crescimento do uso de fitoterápicos para disfunções sexuais e outros problemas de saúde. "Esse processo já está acontecendo na Europa como forma de melhorar a qualidade de vida das pessoas", acrescenta o urologista Joaquim de Almeida Claro, que acabou de participar de um grupo de estudo da Unifesp sobre o uso de ginseng coreano importado em casos de disfunção erétil. Os resultados também foram positivos.

             Para Claro, investir em fitoterápicos é vantajoso para o Brasil. "Nossa flora é diversificada, e os povos indígenas têm tradição no uso das plantas medicinais.  Além disso, esse tipo de medicamento é muito mais barato e, portanto, acessível à população." Segundo os especialistas, os fitoterápicos apresentam menos efeitos colaterais, em comparação com os medicamentos tradicionais, e são mais bem aceitos pelos pacientes pelo fato de serem naturais.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u313.shtml
           

        O instituto Químico-Farmacêutico em Sofia, na Bulgária, conduziu estudos clínicos com Tribulus Terrestris, que mostraram uma melhoria nas funções reprodutoras, incluindo aumento na produção de esperma e testosterona em homens. Nas mulheres verificou-se um aumento da concentração de hormônios, incluindo o estradiol, com alteração ligeira da testosterona e melhoria da função reprodutora, libido e ovulação.  Um estudo envolvendo indivíduos saudáveis que tomaram 750mg/dia de Tribulus Terrestris, avaliaram as respostas hormonais que revelaram aumentos de LH de 14,38 ml/U/ml para 24,75mI/U/ml. A testosterona livre nos homens também aumentou de 60ng/dl para 84,5ng/dI3. Outro estudo realizado em mais de 200 homens que sofriam de impotência, revelou que muitos dos homens experimentaram aumento dos níveis de LH e testosterona, da produção de esperma e da sua motilidade.

Mecanismo de ação do Tribulus Terrestris: Provoca vasodilatação na região genital, o que pode explicar os seus efeitos sobre a ereção. Pode aumentar ainda a contagem de espermatozóides, bem como a sua motilidade, podendo, por isso, ser um auxiliar precioso para tratar a infertilidade. Em mulheres, diminui os sintomas da frigidez sexual, aumenta a libido e reduz os sintomas da menopausa. Ao aumentar as concentrações plasmáticas de testosterona, aumenta também produção de músculo como efeito anabólico. A testosterona é vital porque desempenha vários papéis essenciais no nosso organismo, em especial, a síntese de massa muscular, com os consequentes ganhos de força.

Indicações de uso do Tribulus Terristris
·        Eficaz no aumento da produção de Testosterona;

·        Estimulante para aumentar o Impulso Sexual; (ambos os sexos)
·        Aumento da Força e Massa Muscular em atletas; (efeito anabólico)
·        Diminui a Frigidez Sexual  em mulheres;
·        Aumenta a quantidade e a motilidade de espermatozóides; (fertilidade)
·        Possui efeito hepatoprotetor;

Quais as vantagens em usar Tribulus Terristris: Como DHEA e Androstenediona, Tribullus terrestris pode naturalmente favorecer a produção da testosterona. Testosterona é vital porque ela desempenha vários papéis essenciais em nosso corpo, incluindo a construção do músculo e força. Atletas estão usando Tribulus terrestris para ajudar a garantir que seus níveis deste hormônio natural estejam nos níveis normais em qualquer tempo. Isto pode, portanto, garantir que os níveis de testosterona sejam mantidos completos na plataforma natural e sem o uso de drogas perigosas como os esteróides. Vale ressaltar que esta planta não é proibida pelo COI (Comitê Olímpico Internacional).
               Ao contrário de DHEA e Androstenediona, Tribulus terrestris não é produzido pelo corpo, contudo, o uso prolongado poderia "minimizar" seus efeitos e fazê-lo menos potente. O uso a longo prazo e seus efeitos ainda não foram estudados, portanto, "ciclar" Tribulus terrestris pode ser vantajoso. Existem diferentes maneiras de "ciclar" que têm sido usadas como rotina. Estas incluem um ciclo de 3 semanas usando, seguido de outro ciclo de l a 3 semanas sem uso, ou uma dosagem padrão com ciclo decrescente, tal como 4 a 6 semanas "on" (usando) seguido por 3 a 6 semanas "off" (sem usar). Como é o caso com toda suplementação, a melhor decisão é a chave do sucesso. Conhecer seu corpo e seus limites é tão decisivo para a própria suplementação como é para o próprio treinamento.


    Qual a dosagem recomendada de Tribulus Terristris: Por enquanto não existe um guia definitivo sobre a quantidade de Tribulus terrestris que deverá ser tomada. Há diferentes diretrizes sugeridas por especialistas no campo médico. A mais sugerida é 250-750 mg por dia, tomada uniformemente durante todo o dia. 
       Igualmente como qualquer suplemento, cautela deverá ser exercida quando pensar em tomar Tribulus terrestris. Nos estudos das pesquisas feitas nenhum efeito adverso foi notado proveniente do uso de Tribulus terrestris.  Além disso, em pesquisa adicional, nenhum efeito adverso foi demonstrado sobre o sistema nervoso ou cardiovascular.  Até este momento nenhuma toxicidade ou efeito negativo ocorreu quando Tribulus terrestris é usado como suplemento nutricional. Não há nenhum indício que mostre conclusivamente qual deveria ser a dosagem ótima e a duração de Tribulus terrestris. Muitos estudos das pesquisas feitas usaram 750 mg de Tribulus terrestris por curto período de tempo. 

Tribulus terrestris você encontra aqui no Empório Cogumelo !

 Rua: Eduardo Machado Metello (antiga rua Indiara), 272, Chácara Cachoeira II
 Esquina com a FAMASUL. 

3042-4234



Nenhum comentário:

Postar um comentário